Federação Baiana, Capixaba e Mineira de Golfe

Como corrigir sua tacada com slice

A Tacada fechada é aquela que vai diretamente para a esquerda do alvo e está muito relacionada com o slice.

Um slice é uma tacada que normalmente tem inÍcio ligeiramente à esquerda do alvo e então se desvia para a direita. A principal diferença entre as duas é que a tacada fechada é mais visual com ferros curtos e o slice é comum com ferros e tacos de madeira longos (que têm a lâmina menos inclinada). Em ambos os casos, o taco se aproxima da bola seguindo um trajeto de swing de fora para dentro, mas com a face do taco voltada para a esquerda do alvo no caso de uma tacada fechada e para a direita no caso de um slice.

A mira é simplesmente a direção para a qual a cabeça do taco está voltada na preparação e (pressupondo que se consiga um bom trajeto de swing) está invariavelmente na direção do local onde a bola vai chegar. A diferença entre a tacada fechada e o slice é que, pouco antes de atingir a bola, a face do taco estará apontando para a esquerda do alvo quando se tratar de uma tacada fechada, e para a direita do alvo no caso de um slice.

Tanto amadores quanto profissionais de primeira linha dão uma ênfase à linha bola-alvo, a linha imaginária que vai da bola até o alvo. Para uma tacada com boa mira, a lâmina da face do taco deve estar sempre em ângulo reto em relação à linha bola-alvo. golfe.tur.br

Um procedimento útil antes da tacada, sugerido por estrelas do golfe como Jack Nicklaus e Greg Norman, é se colocar alguns centÍmetros atrás da bola como ao alinhar um putt, e tentar escolher um divot ou alguma outra marca semelhante no chão situada a aproximadamente 1 metro ou 1,5 metros à frenta da bola e que esteja na linha bola-alvo. Focalize essa marca ao fazer a preparação em vez de tentar alinhar o alvo com alguma coisa à distância. A razão para fazer o alinhamento com uma marca a uma pequena distância à frente da bola é que assim ambas, bola e marca, estão no seu campo de visão ao mesmo tempo.

Com relação ao grip, não se deixe influenciar por ele: você não precisa segurar o taco como se o estivesse estrangulando. A pressão no grip deve ser firme e segura, mas não excessiva. Na mão esquerda, a linha entre o polegar e o indicador esquerdos deve apontar para um ponto situado à meia distância entre seu ombro direito e o queixo. Já a mão direita deve estar colocada no cabo de tal modo que a linhab entre o polegar e o indicador também aponte para o ponto situado entre o queixo e o ombro direito.

Para o caso de posição da bola para jogadores com handicap baixo, os jogadores mais experientes colocam a bola em oposição ao calcanhar esquerdo, para dar uma tacada com um taco de madeira, mas deixam a bola entre os pés ao usar um ferro curto. Já o jogador de handicap alto (menos experiente) deve posicionar a bola, para um taco de madeira, a 2,5 cm da parte interna do calcanhar esquerdo e, para ferros curtos, à meia distância entre os pés.

Quanto à postura, siga as seguintes instruções: 1) Fique ereto com os braços ao lado do corpo; 2) olhe para os cadarços de seus sapatos. Agora, flexione os joelhos até não poder ver mais os cadarços; 3) Mantendo as costas retas, projete o quadril para trás e incline a cabeça em direção à bola, mantendo o queixo levantado, afastado do peito; 4) Deixe os braços caÍrem naturalmente e segure o taco. Levante um pouco o ombro esquerdo (ou o direito, se for canhoto) e verifique se o peso de seu corpo está sobre a planta dos pés.


Fonte: http://www.golfe.tur.br/dicasamadores.php